quarta-feira, 23 de março de 2011

Rock in Bosta

Tudo começou em 1985 e os caras por traz desse evento de repercussão mundial sabiam o que estavam fazendo. Num local que ficou conhecido como "Cidade do Rock" que contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas e grandes estrelas internacionais que nunca tinham vindo ao Brasil, foi onde aconteceu o primeiro Rock In Rio.  Enfim o Brasil tinha organizado um evento de futuro para os roqueiros e ninguém reclamou afinal o primeiro Rock in Rio foi um sucesso mundial até mesmo Paul McCartney estava presente o pais tinha mais de 1000 motivos para comemorar então porque não fazer o segundo ? E eles não excitaram ao fazer.

  O segundo Rock in Rio também não deixou a desejar, sucesso total, no maracanã devido impasses com o presidente da época, entretanto o o bom e velho rock prevaleceu. No entanto já no terceiro as mudanças começaram. O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", numa nova cidade do rock havia tendas de música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional ("Tenda Brasil", na qual artistas brasileiros apresentavam-se), música africana ("Tenda Raízes") e música mundial ("Tenda Mundo Melhor"), o rock começa a perder seu espaço para outros estilos afinal porque não aproveitar o sucesso do evento e ganhar mais dinheiro com ele ? Isso mesmo o Rock in Rio agora tinha música eletrônica até Britney Spears estava por lá .

   Foi em 2004 que as coisas realmente mudaram o maior festival do rock brasileiro não era mais no Brasil, o Rock in RIO não era mais no Rio, o país ganhavam muito dinheiro com o evento realizado por aqui porém na cabeça dos organizadores era mais ou menos assim: "Que se dane o país eu quero é mais dinheiro". Participaram mais de 70 artistas ao longo dos 5 dias de festival, e o evento foi um sucesso, recebendo mais de 385 mil espectadores. Os brasileiros perderam a credibilidade mais os realizadores estavam com os bolsos cheios e isso era o que importava pra eles, Lisboa pagava bem. Os caras ganharam tanto lá fora que a onda agora era Rock in Rio Lisboa , fato que os levou a realizar mais dois por lá. Com Lisboa já saturada: "Já chega, vamos sair daqui, a espanha deve pagar melhor" e foi o que eles fizeram. Nesta altura do campeonato o Rock in Rio era tudo, menos Rock in "RIO" e os roqueiro o público principal do evento estavam cada vez mais insatisfeito pois eram obrigados a ouvir atrações comoShakira e Rihanna no seu lindo festival de rock se é que já podia ser chamado assim . No entanto o Brasil evoluiu bastante, o país agora tinha as olimpíadas de 2016, a copa do mundo de 2014 então os organizadores do festival derrepente sentiram saudades do Brasil e decidiram fazer a quarta edição aqui, justamente em 2014 uma data aleatória que eles optaram até porque não tem nada de mais só a copa do mundo mesmo. Fizeram um acordo com a prefeitura  e esse ano teremos o evento por aqui mesmo. Mas você querido amante do rock não pense que vai chegar lá e ver somente guitarra com distorção e som pesado, prepare-se para ver e ouvir Ivete Sangalo, Sandra de Sá e etc... Mais duas edições do Rock in Rio no Brasil já foram confirmadas também: o Rock in Rio 5 que acontecerá em 2013 e o Rock in Rio 6 que acontecerá no ano de 2015.
  
   O Rock in Rio de fato é um dos maiores e melhores festivais do rock, é sonho de muitos participarem de um, porém o que no ínicio era ótimo hoje perdeu muito sua credibilidade com o público inicial que eram os roqueiros e sem falar que se é Rock in Rio então porque fazer em Lisboa ou Madrid ? Melhor, se é Rock in Rio porque Axé nas atrações ? No mundo de hoje meu caro irônico nada é mais importante do que dinheiro, pra você pode ser bem pior ver axé no evento, mais os realizadores não estão nem ai, pois eles sabem que você vai comparecer pra ver sua amada banda e ao mesmo tempo pessoas que gostam do outro estilo também irão tornando assim o festival cada vez mais eclético e por conseqüência gerando mais dinheiro afinal mais gostos mais pessoas. Eu fico indignado com esse tipo de pensamento mas de que vale minha opinião? Então é isso, apesar dos pesares bom Rock in Rio pra todos nós, aproveitemos enquanto ainda tem Rock.

Um comentário:

  1. E eles não "excitaram" ao fazer?

    É mesmo, não excitaram, não, mas ficaram excitados ao fazer.

    Vai aprender a escrever, analfabeto!

    ResponderExcluir