quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Andy Irons _ Homenagem


Não foram as ondas de 10 metros que tiraram a vida de Andy Irons e sim um mosquito de apenas 2 cm.
Fica como lição para nós que não importa o tamanho do problema.
Descanse em paz Andy!

Havaiano, que teria contraído dengue em Portugal, não disputou a etapa de Porto Rico no Circuito Mundial; sua mulher está grávida de oito meses.

andy Irons
Antes de voltar para o Havaí, Andy Irons teve de fazer
uma parada em Dallas (Foto: Divulgação)

Uma notícia trágica pegou o mundo do surfe de surpresa nesta terça-feira. O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu na cidade de Dallas, quando voltava de Porto Rico para o Havaí. O surfista de 32 anos estava com dengue hemorrágica, e ainda não se sabe onde ele contraiu a doença. As primeiras informações são de que ele teria ficado doente em Portugal. De lá, voou para Porto Rico, onde disputaria nesta semana mais uma etapa do Mundial, mas não conseguiu competir. Na volta para casa, fez uma parada no Texas e, passando mal, não conseguiu pegar o outro voo para o Havaí. Ele teria sido encontrado por um funcionário do hotel em Dallas, por volta das 10h no horário local.
A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro. Ela não viajou para Porto Rico. Na segunda-feira, colocou mensagens na página do Facebook comentando a festa de Haloween da família.
A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que organiza o Circuito Mundial, suspendeu as atividades desta quarta-feira na etapa de Porto Rico, sem previsão de volta. Na segunda, a australiana Stephanie Gilmore foi tetracampeã. A disputa no masculino está na terceira fase. A ASP divulgou uma nota em nome da família, que agradece o apoio dos fãs e pede um momento de privacidade.

Lyndie esposa Andy Irons
Lyndie (à direita), esposa de Andy Irons, grávida de
oito meses, em foto de aquivo pessoal

Único surfista que conseguiu se aproximar do mito Kelly Slater nesta década, com três títulos mundiais seguidos entre 2002 e 2004, Irons venceu uma das oito etapas disputadas até agora no Circuito de 2010. Ele foi campeão em Teahupoo, no Taiti, em setembro, derrubando Mick Fanning, Slater e, na final, o americano CJ Hobgood. Foi seu primeiro título desde Arica, no Chile, em 2007. Slater ganhou três etapas no atual campeonato e pode ser decacampeão ainda em Porto Rico, nesta semana.
Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978 em Kauai, no Havaí. Começou a surfar aos 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional em 96, aos 18 anos. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes (atrás de Slater). Entrou para o Surfing Walk of Fame, na Califórnia, em 2008.

Andy Irons
Andy Irons em ação: surfista não disputou a
etapa de Porto Rico do Mundial (Foto: Reuters)
 
Cerca de duas horas após a notícia da morte do tricampeão mundial Andy Irons, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) e a Billabong, patrocinadora do atleta, divulgaram uma nota oficial lamentando o fato e falando em nome da família. Irons deixa a esposa, Lyndie, grávida de oito meses, com o filho do casal previsto para nascer em dezembro. No comunicado, a família agradece o apoio dos amigos e pede privacidade.
- A família pede para não ser contatada, para que se concentre neste momento de profunda perda – diz a nota.
Confira a íntegra do comunicado da ASP:
O mundo do surfe lamenta uma perda incrivelmente triste hoje com a notícia de que o havaiano Andy Irons morreu. Andy era um marido adorável e um verdadeiro campeão.
Irons, 32 anos, abandonou a etapa do Circuito Mundial em Porto Rico no último fim de semana porque estava doente. Ele morreu durante uma escala a caminho de casa em Kauai, no Havaí. As informações são de que ele tinha contraído dengue.
Neste momento, a família agradece os amigos e fãs pelo apoio e pede que a comunidade do surfe respeite sua privacidade. A família pede para não ser contatada, para que se concentre neste momento de profunda perda.
Irons, que iniciou sua carreira no Circuito Mundial em 1998, conquistou 20 vitórias na elite, quatro títulos da Tríplice Coroa e um tricampeonato mundial. Ele mudou o esporte para sempre com sua habilidade incomparável e um modo compreensivo de abordar o surfe.

Slater: ‘Resolvemos diferenças e sei do que sou capaz por causa do Andy’
Prestes a ser deca mundial, americano diz que, nos últimos anos, ficou muito amigo do havaiano, vítima de dengue: 'Foi o competidor mais intenso que já vi'

Surfe Kelly Slater e Andy Irons Mundial Jeffreys Bay 2005
Kelly Slater e Andy Irons na final do Mundial de
Jeffreys Bay 2005 (Foto: ASP/Divulgação)

Lembrar que Andy Irons, seu maior adversário, morreu aos 32 anos, dói. Um dia depois da morte do havaiano tricampeão mundial, Kelly Slater, prestes a conquistar seu décimo caneco, não queria falar sobre competição. Em entrevista ao site “Surfline”, o americano de 38 anos contou que as desavenças entre eles ficaram para trás e que, nos últimos tempos, se tornaram bons amigos.
- Tive sorte de conhecê-lo e de ter passado tantos momentos com ele. Sinto-me abençoado por termos resolvido nossas diferenças, e eu aprendi do que sou sou feito, do que sou capaz, por causa do Andy. Curtimos muito momentos juntos com nossas mulheres no ano passado. Conheci um garoto feliz, engraçado, inocente, que estava feliz por passar todos os segundos com as pessoas que amava. Estou muito triste.
Dois anos antes da morte, Irons tinha falado sobre a recente amizade. Sua esposa, Lyndie, e a namorada de Slater, Kalani, vira e mexe eram clicadas conversando durante os campeonatos.

Kelly Slater e Andy Irons Bells Beach 2010
Slater e Irons em Bells Beach, na segunda etapa
da temporada 2010 (Foto: Divulgação asp)
- Eu mataria os sonhos de vocês se dissesse que eu e Kelly somos realmente amigos? – perguntava o havaiano.
Lyndie, viúva de Andy, está grávida de oito meses. A criança deve nascer no início de dezembro. Bruce, irmão caçula, se aposentou do Circuito Mundial em 2008.
- Meus pensamentos estão com Bruce, Lyndie, os pais e os tantos amigos dele em todo o mundo. É uma enorme e prematura perda para todos nós. Ele foi o competidor mais intenso que já vi e uma das pessoas mais sensíveis. Ele tinha tanta vida pela frente, e dói quando penso nisso. Vamos viver com as boas lembranças dele e com o filho que está chegando. Há muitos tios esperando por ele. Eu realmente sinto falta do Andy. Ele tinha um coração muito bom.
Slater e Irons se enfrentaram nove vezes em baterias no Circuito Mundial, seis delas vencidas pelo havaiano. A última foi nas semifinais da etapa do Taiti. Andy, que tinha perdido na primeira fase, deu o troco. Passou à decisão e conquistou o título, quebrando um jejum de três anos sem vitórias.
ANDY IRONS X KELLY SLATER
 
2000
Pipeline, Havaí – terceira fase
Andy Irons
2002
Hossegor, França – semifinais
Andy Irons
2002
Pipeline, Havaí – primeira fase
Kelly Slater
2003
Pipeline, Havaí – final
Andy Irons
2005
Jeffreys Bay, África do Sul – final
Kelly Slater
2005
Chiba, Japão – final
Andy Irons
2006
Pipeline, Havaí – final
Andy Irons
2010
Teahupoo, Taiti – primeira fase
Kelly Slater
2010
Teahupoo, Taiti – semifinais
Andy Irons
A pior derrota de Irons foi nas ondas de Jeffreys Bay, em 2005. O havaiano liderava o duelo com facilidade e já tinha até saído da água. Viu, da areia, Slater tirar a nota de que precisava.
Mas foi em Pipeline que os dois protagonizaram duas baterias épicas. A primeira, em 2003. Slater retornava após férias de três anos; Irons buscava o terceiro caneco mundial. A final nas ondas havaianas valeria o título da temporada, que acabou indo parar nas mãos do surfista da ilha de Kaui.
Três anos depois, Slater viu sua faixa de octacampeão mundial carimbada. Com direito a uma nota 10 e uma incrível virada, Irons derrubou o maior vencedor da história do surfe.
A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) suspendeu as atividades nesta quarta-feira em Porto Rico, onde Slater pode conquistar o décimo título. Uma reunião decidirá se o campeonato será cancelado ou não. A última etapa está marcada para começar no dia 8 de dezembro, em Pipeline, no Havaí. Local da ilha de Kauai, Irons foi tetra da Tríplice Coroa Havaiana, série que inclui o Pipe Masters e os WQS de Haleiwa e Sunset.

Andy Irons e Kelly Slater Pipeline 2003
Andy Irons e Kelly Slater na final do Pipeline Masters de 2003 (Foto: Divulgação asp)
Site: Globo

Tops celebram Andy

 
Enorme círculo é formado no outside para celebrar Andy Irons. Foto: © ASP / Kirstin.
Nesta quarta-feira, uma comovente homenagem a Andy Irons tomou conta da praia de Middles, Porto Rico, palco do Rip Curl Pro Search.

Diversos tops da elite mundial, fãs e membros da comissão técnica do World Tour pegaram as pranchas e foram para a água.

Eles remaram em direção ao outside e formaram um enorme círculo em memória do tricampeão mundial, falecido na última terça, num hotel em Dallas (EUA), onde pegaria um voo de conexão para o Hawaii.

O havaiano Roy Powers, um dos melhores amigos de Andy no Tour, foi ao centro para fazer um discurso, mas estava completamente abalado e teve dificuldades para falar.

 
Fãs e amigos do tricampeão mundial prestam bela homenagem. Foto: © ASP / Kirstin.

Também participaram do discurso os australianos Chris Davidson e Mick Fanning.

O nove vezes campeão mundial Kelly Slater foi ao outside dividindo um longboard com a namorada Kalani Miller.

Grande rival de Andy, o norte-americano também estava muito emocionado, às lágrimas, bem como Fanning, o inglês Martin Potter, e os havaianos Dusty Payne e Fred Patacchia.

Os brasileiros também marcaram presença. Além de membros da comissão técnica, os tops Adriano de Souza e Jadson André foram para água e saíram em silêncio, bastante comovidos.

O palanque da competição ficou totalmente reservado para os atletas e parentes, sendo proibido o acesso da imprensa e convidados.

A pedido dos atletas, os jornalistas também evitaram fazer entrevistas durante a cerimônia em homenagem a Andy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário