segunda-feira, 21 de março de 2011

P.I.R.A.T.A.

Pirataria é crime de acordo com as leis brasileiras de proteção aos direitos autorais (Art. 184 Códico Penal Brasileiro). O cidadão que contribuir ou comprar produtos pirateados também está cometendo crime ( Art. 180). Então porque o comércio de produtos piratas é tão grandioso e escancarado no Brasil? Essa resposta eu não tenho. Assim como o tráfico é uma rede de interesses políticos, pessoais e etc...a pirataria segue o mesmo passo. No fim todos envolvidos lucraram menos nós consumidores.
É difícil tocar nesse assunto sem cutucar alguém, não por intenção, mas naturalmente. Temos vários tipos de consumidores piratas: aqueles que compram e batem no peito com orgulho, outros que compram e dizem que ganharam, há aqueles que adquirem mas juram que não e por aí vai. A verdade é que a pirataria jamais esteve tão presente em nossas vidas como hoje.
Jamais seria falso moralista e criticar quem nunca, ou já comprou produtos piratas. Eu mesmo já baixei vários jogos de PC, quando tinha PS1 e PS2jamais tive um jogo original. A relação produtos originais e pirateados em minha vida, aconteceu após o lançamento de GTA IV. Baixei o jogo viatorrent, instalei e joguei . Quando fui salvar não havia como, graças ao mecanismo genial que a Rockstar criou. Fiquei muito incomodado com aquilo e pela primeira vez adquiri um jogo original. Quando joguei a versão original com todo o conteúdo exclusivo: caixa diferenciada, atualizações sem ter que procurar cracks e revirar forums pela net, manual, garantia, e o melhor de tudo: consciência tranquila.
Partindo desse princípio, confesso que não houve arrependimento. Não tenho condições financeiras de luxo, trabalho e estudo como grande parte dos jovens brasileiros. Mas jogar videogame é meu hobby predileto em casa. Acordar cedo, ouvir chefe te dando esporro porque acordou mal humorado e sofrer em faculdade até tarde, o mínimo que poderia me oferecer é um hobby com qualidade.
Confesso que também acho ultra abusivos os impostos sobre games em nosso país. Comprar jogos de R$260,00 é ilusório já que nosso salário mínimo após muita luta passou para R$545,00. Mas em boas promoções é possível adquirirmos jogos por muito menos. E jogos por R$100,00 acho justo. Olhando as vantagens: jogar online, atualizações automáticas, qualidade e garantia; acredito que nesse valor são bons atrativos. Se retirarmos os impostos um lançamento de PS3 e Xbox seria menos de R$100,00.
Não quero incentivar ninguém a comprar produtos originais apenas exponho minha opinião. Do mesmo jeito que ninguém sabe para onde vai o dinheiro dos impostos cobrado para games, nenhuma empresa de games procura saber o poder aquisitivo do brasileiro, ou o tanto que deixam de ganhar por aqui por não entrarem na luta pela redução dos impostos. Pirataria deixou de ser um problema comercial/policial para ser da sociedade que acostumou com o jeitinho brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário