quarta-feira, 2 de março de 2011

Internet rápida: como tirar proveito daquilo que você contratou

Quantos megas tem a sua internet? 12346101215203050100...? Tanto faz, mas uma coisa é certa: você paga por esse serviço (ou os seus pais, ou sei lá quem, ou ninguém paga mas você usa de qualquer jeito) - anyway, esse artigo pressupõe que você deseja fazer o melhor uso possível desse recurso que lhe foi concedido, a internet banda larga.


O artigo foi dividido em três "etapas", que funcionam melhor quando seguidas nessa ordem - é provável que algumas delas já tenham sido executadas na sua rede, nesse caso é só "pular" para a próxima. =)

Etapa I - Saiba onde você quer (pode) chegar

Todas as etapas posteriores tem como objetivo fazer com que sua conexão seja aproveitada aomáximo; aqui é onde vamos descobrir qual é esse "máximo", a referência que será usada para ver se a sua conexão está uma droga ou não.

Em primeiro lugar, precisamos entender o que são os megas contratados nos planos de internet... Vou usar como exemplo a minha própria conexão, um Virtua de 10Mb.

Quando eu estiver fazendo um download de um servidor com alta capacidade de transmissão, de preferência fisicamente próximo ao meu domicílio, o máximo que dá para esperar da velocidade é1.2MB/s... E se chegar nisso, eu estarei temporariamente feliz e satisfeita por ser uma NET. =D

OK. Mas eu não contratei 10Mb?!?

Pois é, esses 10Mb poderiam ser apenas um nome fantasia tipo o Zerocal e suas 0,007kcal por gota... Mas não é uma nomenclatura bonitinha que alguém inventou, é um valor real que realmente estará chegando em casa se eu baixar algo a 1.25MB/s. De fato, 10Mb(megabits) e10MB(megabytes) são valores completamente distintos no mundo computeiro, mas ambos indicam a mesma coisa: uma "quantidade" de dados.

OK, agora abra a calculadora do Windows... Vamos usá-la bastante como tira-teima durante esse tutorial.

Dados importantes:
  • Cada megabit[Mb] é equivalente a 128 kilobytes[kb].
  • Cada Megabyte[MB] contém 1024 kilobytes[kb].
Os kilobytes estão naqueles famosos kbp/s (kilobytes por segundo) que os navegadores utilizam para indicar a velocidade de um download. Se você contratou mais de 10Mb no seu plano, talvez ele mostre a velocidade em MB/S.

Para fazer com que a velocidade que as empresas anunciam faça sentido, iremos converter Mb (megabits) para MB (Megabytes) através dessa simples operação...

1024 ÷ 128 = 8



Agora, é só dividir o valor dos Mb que te venderam por 8. No caso do meu Virtua, ficou assim:

10 ÷ 8 = 1,25

No meu caso, os 1.25MB/s da velocidade máxima alcançada seriam a mesma coisa que 10Mb/s - e a NET estaria cumprindo o que prometeu.

Dica: Se quiser, decore esse valor "8" - será essencial para espalhar a informação por aí...

Pronto. Entendo essa parte do esquema, podemos seguir para os próximos passos.

Etapa I,02635 - Saiba onde você está lol
Ah, já estava quase esquecendo dessa... xD
Esses dois testes rápidos servirão para detectar qual o nível de aproveitamento atual da sua conexão.

Teste 1 - Teste Básico do Velocímetro
Existem trocentos sites de "velocímetro" na internet, o meu favorito é o SpeedTest.net - ele seleciona automaticamente o servidor de teste mais próximo da sua localização atual, e é bem conceituado internacionalmente (você pode usar outro se quiser, dicas nos comentários são muito benvindas, etc).

Esse site é usado como referência na maioria dos trackers, e para cada resultado do teste gera um banner tipo esse:



Teste 2 - Teste prático, direto e sem enrolações de download
Para fazer executar esse teste, o único procedimendo a ser feito é iniciar o download um arquivo grande (+300MB) que esteja hospedado em um servidor de alta capacidade próximo da cidade onde você está acessando a internet.


Dica: agora mesmo, eu executei esse teste baixando a distribuição mais recente do Ubuntu - além de ser um teste confiável, é muito bom ter um Linux em DVD para recuperar os arquivos perdidos quando seu Windows te deixa na mão... Pense nisso.

No screenshot, a velocidade está em 924kbp/s.
Multiplicando 924 por 8, teremos 7392 - o que indica uma velocidade de 7,392Mb/s.

Etapa II - Escolhendo um Servidor de DNS Eficiente
Quando você digita uma URL na sua barra de endereço, ela é encaminhada para o servidor de DNSdo seu provedor que transforma o www.algumacoisa.com.br em um endereço de IP totalmente nada a ver, que indica onde está hospedado o site que você quer visitar.
Nos primórdios da internet, o pessoal tinha que digitar um IP diferente para cada site a ser visitado - o que deixava as coisas bem mais complicadas... Seria preciso digitar http://74.125.65.104/ ao invés de www.google.com.br, por exemplo.

O servidor de DNS utilizado pela sua conexão já vem configurado automaticamente, mas esse default costuma não ser tão rápido como outras alternativas gratuitas que encontramos internet afora...

No momento, o servidor de DNS mais rápido é sem dúvidas o do Google.

Minitutorial - DNS WTF?!? Como eu mudo essa coisa?!?
É possível alterar o servidor de DNS nas configurações do computador ou direto no roteador (nesse caso, a mudança vai funcionar em todos os PCs da rede). Como cada roteador tem uma interface diferente, e esse é um procedimento mais avançado, vou ensinar apenas a parte do computador aqui.

Windows 7/Vista/XP
1. Abra a Central de Redes e Compartilhamento, clique em Configurações de Adaptador (Win 7) ou Conexões de Rede (Vista). No Windows XP, acesse as Conexões de Rede direto no Painel de Controle.


2. Com o botão direto, clique na conexão que você quer configurar e selecione "Propriedades".


3. Selecione nessa janelinha "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e clique em "Propriedades".


4. Configure os servidores de DNS como na imagem abaixo:


A configuração mostrada nesse último screenshot aponta para os servidores do Google.


Algumas outras opções competentes são...

DNS Advantage
156.154.70.1
156.154.71.1

OpenDNS.org
208.67.222.222
208.67.220.220

DNS Intelig
200.184.26.3
200.184.26.4 

DNS Optiglobe

200.185.6.131
200.185.6.163

DNS Level3
4.2.2.1
4.2.2.2

Thanks to... http://www.abusar.org.br/dns.html

Etapa III - Gerenciadores de Download
Os gerenciadores de downloads são programas especializados apenas em baixar arquivos de links diretos (http ou ftp) da internet da forma mais eficiente e conveniente possível.

Eficiente porque a velocidade costuma aumentar consideravelmente quando eles entram em ação.
Conveniente por oferecer possibilidades como pausar e continuar downloads, limitar a banda utilizada, desligar o computador automaticamente ao término das trasferências, etc.

Existem inúmeras opções de gerenciadores de download por aí; como a maioria deles funciona basicamente no mesmo esquema, qualquer um que não venha com spyware/adware/derivados já serve. O resto vai do gosto de cada um...

Eu tenho três gerenciadores instalados nesse laptop, e uso cada um para uma função diferente.

Dois deles são extensões para o Firefox (descrição e screenshots nos respectivos links)

Também utilizo o Orbit, que é simples, leve e fácil de configurar. Na instalação, desmarque as opções que instalam a Toolbar e mudam sua página inicial - hoje em dia, qualquer porcaria freeware está vindo com algo parecido... O esquema é ficar atento a cada instalação e não ir clicando em "avançar" sem manter um mínimo de contato visual com cada janela. Os usuários doOrbit e do Free Download Manager costumam entoar argumentos conflituosos de vez em quando, então aqui está o link do FDM.


Geralmente, a velocidade "total" só é atingida com os gerenciadores. O screenshot acima mostra oFiredownload baixando o mesmo Ubuntu que eu indiquei no início do tópico numa velocidade de1.3MB/s - ou seja, 10,4Mb! Olha como a NET está sendo boazinha comigo...

Dica: eu só mando o link para os gerenciadores de download quando o arquivo passa de 100MB, senão é desnecessário e só aumenta a "burocracia" do processo.

Pronto.
Considerando essas três dicas básicas, a sua experiência cibernética no acesso à internet deve ter sido consideravelmente otimizada. Existem outras dicas, que não estão aqui porque o artigo já ficou imenso só com essas três...

Considerações Finais 
O pessoal mais deve ter sentido falta de algo sobre como abrir portas do modem para acelerar transferências p2p, imagino - mas não tinha como colocar, isso varia muito de modem para modem e pode desestabilizar completamente uma rede, ou abrir brechas de segurança se feito da maneira errada... Melhor deixar quem quer se arriscar e manja da coisa depender do Google. xD

Outro fator importante é como a sua rede foi instalada. Hoje, é comum que as casas tenham mais de um PC - os roteadores viraram figurinha comum... Principalmente no caso das redes Wifi, um router mal posicionado (ex: embaixo da mesa, dentro do armário, etc.), a distribuição de sinal em um canal já saturado ou outros fatores malucos podem prejudicar bastante a velocidade e a estabilidade da conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário