sábado, 26 de março de 2011

Master System e seus jogos abrasileirados

Quem não lembra do console de 8 bits da Sega? O Master System!
Esse vídeo-game tem uma história muito peculiar. Inicialmente lançado no Japão, em 1986, não obteve muito sucesso, pois enfrentava grande concorrência da Nintendo e da Fanicom. Então foi lançado EUA em 1986 e também não ganhou a simpatia por lá, tanto é que 1992 a Sega americana desistiu dele. Na Europa foi um grande sucesso, maior que os aparelhos da Nintendo. Acontecimento que se repetiu aqui no Brasil, lançado em 1987 o vídeo-game é produzido até hoje em solo brasileiro, pela Tec Toy.
Visando ampliar o fascínio pelo Master System, a Tec Toy fabricante e desenvolvedora do Master System no país, produziu jogos exclusivos para nós, brasileiros.
É... Exclusivos, talvez não seja a palavra certa, pois a Tec Toy reprogramou visualmente alguns jogos da empresa e traduziu para o português, ou seja, hackeou e no lugar dos personagens principais, colocou “personalidades” brasileiras. Outros, porém são crias da terra, produtos 100% nacionais. Como você poderá conferir abaixo:



Chapolim x Drácula – Um Duelo Assustador


Lançamento: 1993
Versão do Jogo: Ghost House
Informações: Mickey Mouse foi substituído pelo Chapolim. Além da substituição do astro, os cenários também foram alterados graficamente. Não foi lançado no México, só aqui!


Castelo Rá-Tim-Bum

Lançamento: 1997 (um dos mais recentes do Master System)
Jogo Próprio: Porém com um controle muito (+ muito) lento!
Informações: Você pode escolher entre Pedro e Biba, e sua missão será encontrar 4 ingredientes para que Zequinha deixe de ser um bebê.


Férias Frustradas do Pica-Pau
.
Lançamento: 1996
Jogo Próprio: E é do Brasil!
Informações: Bons gráficos e jogabilidade. Sua missão é salvar sua turma de Zeca Urubu, que tá na maior dor de cotovelo, pois não foi convidado para passar férias com eles.


Geraldinho


Lançamento: 1993
Versão do Jogo: Teddy Boy
Informações: Personagem criado pelo cartunista Glauco cujas tiras são publicadas na Folhinha, o suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo.


Mônica no Castelo do Dragão


Lançamento: 1991
Versão do Jogo: Wonder Boy in Monster Land
Informações: Primeiro jogo modificado feito pela Tectoy, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e autorizada pela Sega.


Sapo Xulé: o Mestre do Kung Fu


Lançamento: 1995
Versão do Jogo: Kung Fu Kid
Informações: Primeiro jogo de uma série de três. Estrelados por um sapo, que acabou virando brinquedo lançando pela Tec Toy. Nesse ele usa um Quimono.


Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída


Lançamento: 1995
Versão do Jogo: Astro Warrior
Informações: O cenário foi completamente alterado, os inimigos substituídos tipos de lixo. O fundo preto foi mudado para verde para representar a água poluída da lagoa.


Sapo Xulé vs. Os Invasores do Brejo

c
Lançamento: 1995
Versão do Jogo: Psycho Fox
Informações: O pássaro que a raposa usava no original foi substituída por um tênis. As formas da Raposa que são Tigre, Hipopótamo e Macaco foram viraram Tartaruga, Rato e Porco.

Sitio do Pica Pau Amarelo

c 
Lançamento: 1997
Jogo Próprio: Mesmo problema de jogabilidade do Castelo Rá Tim Bum.
Informações: Tia Anastácia pegou uma misteriosa doença, para curá-la você terá que escolher entre Pedrinho ou Emilia e conseguir 5 ingredientes para o antídoto.

Turma da Mônica em O resgate

c 
Lançamento: 1993
Versão do Jogo: Wonder Boy III: The Dragon's Trap
Informações: As transformações em animais foram substituídas pela Mônica, Cebolinha, Magali, Bidu, Anjinho e Chico Bento. Os vendedores pelo Cascão e pelo Franjinha.

As Aventuras da TV Colosso

. 
Lançamento: 1996
Versão do Jogo: Asterix and the Secret Mission
Informações: Asterix e Obelix são respectivamente substituídos pelo Gilmar e pela Priscila. Os cenários do jogo original também foram alterados para a criação deste jogo.



Ok beleza... Mas é necessário ter o Master System para recordar ou conhecer esses grande clássicos do mundo dos games?
- Não!
Você tem duas maneiras de jogá-los, sem ter o console.
1ª - Jogar Online
Existem diversos sites especializados em “retrô-games”, que nada mais são que jogos antigos para diversos vídeo-games. Basta jogar no Google palavras chaves como: “Jogar Turma da Mônica em O Resgate” e escolher o site de sua preferência. É uma boa opção, porém não da para gravar seu jogo e continuar depois.
Recomendo o site: www.iplay.com.br
Com um grande acervo de jogos, incluindo os que você viu acima.
2ª - Baixar um emulador de jogos em seu PC
Emulador de jogos é um programa que simula os jogos de um determinado console, neste caso do Master System. Recomendo o MEKA 0.72

Clique aqui para o Download: MEKA 0.72

Ok! Depois do emulador instalado é necessário ter os jogos.
Que também você pode fácilmente baixar na net.
Os jogos para emuladores geralmente são chamados de ROM
Segue abaixo os ROMs dos jogos deste post:



Você cria uma pasta nos “Meus Documentos” e salva todos os ROMs baixados nela. Após abrir o emulador você procura no diretório Open  > “Meus Documentos”  > “Pasta com os ROMs” e abre-os! Fácil e rápido!

Com o emulador você pode salvar o jogo em qualquer parte. Dessa maneira você pode  parar e voltar a jogar no momento que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário