terça-feira, 15 de março de 2011

Game World 2011

De 11 à 13 de março, aconteceu em São Paulo o Gameworld 2011. Um dos maiores eventos do Brasil voltado à games, reuniu representantes do varejo, distribuidoras, estudantes e claro, as grandes fabricantes de consoles da atualidade: Microsoft, Sony e Nintendo.
No dia 11, pudemos acompanhar uma conferência com Bill van Zyll (Nintendo), Anderson Gracias (Sony), e Guilherme Camargo (Microsoft).
A conferência começou com mais de uma hora de atraso e algumas falhas de produção. Como o telão, que deveria estar visível para os palestrantes acompanharem seus slides, mas que exigia técnicas de alongamento avançadas, para ser visto.
Nintendo
Bill Van Zyll – Gerente Geral da Nintendo, nos trouxe algumas novidades diretamente do front, em inglês e sem tradução simultânea, dizendo que o Brasil se tornou um foco internacional para a empresa após a crise global. Pois, segundo ele, em plena crise, continuávamos gerando lucro em compras de alto valor (leia-se consoles) enquanto o resto do mundo estava receoso ao investir nesses tipos de bens. Além disso, Van Zyll nos adiantou que o grande foco da Nintendo este ano, será o 3DS – foco que pôde ser visto durante o evento, onde a Nintendo tinha um stand exclusivo para o seu novo portátil, sendo um dos mais disputados do evento e gerando filas gigantescas.

Para confirmar o seu foco no Brasil, foi anunciado que o 3DS virá com menus totalmente em Português e contará com uma plataforma chamada de E-Shop, responsável pela geração de conteúdo por download (compra de jogos, complementos, etc).
O 3DS também terá o Spot Pass: ao habilitar a rede wi-fi do seu portátil, será possível receber notícias, novidades, trailers e promoções da Nintendo através da sua conexão. Mas as funcionalidades online não se limitam ao Spot Pass. Com o Street Pass, você habilita uma rede P2P (peer 2 peer) para disponibilizar desafios multiplayer com outros 3DS que você encontrar enquanto dá aquela caminhada pela rua.
Van Zyll anunciou também que o 3DS será lançado com uma estimativa de 30 títulos, nos 3 primeiros meses.
Sony
Anderson Gracias – Gerente da divisão Playstation Brasil, foi o responsável pela apresentação da Sony – a gigante japonesa responsável pelos consoles de maior sucesso na história dos videogames. Infelizmente, o descaso com o Brasil ficou claro, desde o visual dos slides apresentados, até o conteúdo trazido por Anderson. Sem mencionar a ausência da marca no evento, pois não existia um stand da Sony durante a convencão, ao contrário da Microsoft e Nintendo. Gracias pediu desculpas pelo não comparecimento da marca e admitiu que o descuido tinha sido por parte da Sony e não dos organizadores do evento. Por outro lado, algumas das novidades mais bacanas do Gameworld, vieram através do Anderson. Foi anunciado que inFAMOUS 2 – game exclusivo do PS3, virá com áudio em Português do Brasil. E, melhor ainda, informou que estão usando todos os esforços para conseguir trazer também, o incrível Uncharted 3 para o nosso idioma. Gracias informou também, que seu compromisso com o Brasil, é tentar garantir que os lançamentos da marca cheguem ao nosso país, com no máximo, 3 dias de diferença após o lançamento mundial.

Microsoft
A Microsoft e seu Xbox 360, estiveram representados por Guilherme Camargo – Gerente de Marketing do Xbox 360 no Brasil. O preparo para a apresentação mostrado pela Microsoft e pelo Guilherme, deixaram claro o nível de compromisso que a empresa tem com o Brasil. Slides preparados com carinho e a desenvoltura do Guilherme no palco, fizeram a diferença que acabou ofuscando um pouco as outras apresentações. Antes mesmo de iniciar a apresentação, o interesse da mídia Brasileira no Xbox 360 ficou claro: repórteres e fotográfos, que até então estavam sentados e bocejando, se ergueram para acompanhar atentamente as informações trazidas pela Microsoft Brasil. A apresentação começou com um breve histórico do 360 no Brasil, ressaltando que somos o país número 1 em migração de contas. Ou seja, assim que a Live BR foi lançada, o Brasil teve a maior quantidade de usuários que levaram suas contas para a rede Brasileira. Ao ser perguntado sobre o conteúdo escasso na Live BR, Guilherme afirmou que o principal foco no momento, é melhorar o que está atualmente lá e só depois, partir para a busca de novos conteúdos. E contrariando os rumores que diziam que o anúncio oficial do Gears of War 3 com legendas em português do Brasil, seria feito oficialmente pelo Guilherme durante a Gameworld 2011, a única novidade ficou por parte do anúncio das demos exclusivas do multiplayer beta do GoW 3 e doMichael Jackson para o Kinect.

Após as conferências, o Pixel Geek correu para o local onde estavam os stands das publishers, desenvolvedoras e revendas. O grande sucesso foi o stand da Nintendo com o 3DS, que, segundo relatos no local, acumulou uma fila que durava até 3 horas para chegar na entrada do stand. Como um soldado de verdade não foge da guerra, enfrentamos essa batalha e testamos o novo portátil da Nintendo.

A sensação de imagens saltando da tela não existe – ao contrário do 3D tradicional que podemos ver ao usar óculos. O Nintendo 3DS cria uma sensação de que a tela ganha profundidade, mas para dentro. Como se o display fosse bem mais grosso do que podemos ver. Pudemos testar o Super Street Fighter 4Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e PES 2011. De todos, a experiência mais bacana foi em Street Fighter 4, mas quem vos fala é um entusiasta de jogos de luta, então, tire suas próprias conclusões no lançamento.
A demo exclusiva de Gears of War 3, que estava sendo exibida em apenas dois lugares do mundo (SP e Boston) também atraiu uma legião de fãs, sedentos por ver Marcus Phoenix e equipe serrar alguns Locusts. Você pôde ver aqui os vídeos exclusivos captados por nossa equipe que mostram as primeiras imagens deste multiplayer beta. Já podemos dizer: Gears of War 3 está um arraso! Efeitos de iluminação, fumaça e reação dos personagens à explosões, estão um show à parte. E pode esperar por horas se divertindo ao lado do Delta Team, pois já foi anunciado que a campanha principal de GoW 3 terá entre 10 e 12 horas de duração.

Vários outros games marcaram presença através de stands que permitiam que o público jogasse livremente, além de alguns campeonatos. Com destaque para Marvel vs. Capcom 3PES 2011, Fifa 2011 e claro, Mortal Kombat 9, que estava sendo exibido pela primeira vez com as legendas em português do Brasil. Uma tradução digna do Google Translator, diga-se de passagem, mas um marco que sacramenta o fato do Brasil estar finalmente sendo observado pelos grandes estúdios. Veja os vídeosaqui.
O único sentimento negativo que fica, é que 100% dos desenvolvedores e publishers, informaram que as grandes novidades ficam para a E3 2011. Mas os primeiros passos do nosso país rumo ao hall dos grandes mercados de games de mundo, já estão sendo dados. Façamos a nossa parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário